top of page

Manutenção Preventiva

mao-de-tecnico-limpeza-condicionador-ar-
R.png

Conforme as determinações do Ministério da Saúde através da PORTARIA N.º 3523/98 com resolução RE.176 e RE 09 de 16/01/2003 da VIGILÂNCIA SANITÁRIA, que estabelece os parâmetros necessários para a Qualidade do Ar de Interiores em ambientes climatizados para prevenir a Síndrome dos Edifícios Doentes. 

É importante priorizar a manutenção, pois os condicionadores de ar estão ligados a possibilidade de contaminação de doenças, como resfriados, alergias e doenças respiratórias, em muitos casos podem ser provocados pela inadequada utilização destes e como qualquer equipamento requer cuidados. 

A limpeza dos filtros e dutos, que são partes que tendem a se desgastarem, previne a proliferação de microrganismo nocivos, aumenta a vida útil do aparelho, economiza energia e garante uma qualidade excelente do ar que vamos respirar. 

Caso a manutenção não seja feita, acarreta uma significativa redução da eficiência do produto, inclusive com aumento do consumo de energia. Evidente que não são somente os dutos e filtros do sistema de climatização que devem ser limpos, mas também as bocas de insuflamento e retorno.     

A limpeza e Higienização deve ser feita por um profissional capacitado da área, pois pode haver a falta de refrigeração do ambiente ou quando ocorre a emissão de odores de poeira. Nos sistemas de ar condicionado central, a peça de maior importância é o evaporador e está localizado bem acima do aquecimento. Muitas vezes o evaporador não está acessível. 

Os filtros devem ser limpos a cada 30 dias, pois quando estão sujos, impedem a circulação livre do ar, forçando o produto. Se o aparelho ficar em ambientes muito poluídos, a limpeza deve ser feita semanalmente.

 Deve ser evitado o fumo nos ambientes climatizados, para não prejudicar a saúde dos usuários, já que as portas e janelas ficam fechadas quando os equipamentos estão em uso. 

bottom of page